Sim, vale muito a pena colocar uma segurança na moto, sobretudo, devido a vulnerabilidade desse tipo de veículo e pelo índice de roubos que costuma ser alto, principalmente, para categorias consideradas “street”.
Nesse sentido, a escolha do que é melhor: o seguro ou rastreador, vai depender de alguns fatores principais:
– Perfil de Condutor: idade, uso do veículo, gênero e outros fatores;
– Ano/modelo da moto: motos muito antigas (assim como carros) podem não ter mais cobertura. Já para as motocicletas mais novas, o seguro tende a ser mais alto (devido ao valor do veículo);
– Condição financeira atual para investimento: com mais dinheiro no bolso é possível conseguir contratar uma modalidade de segurança mais completa;
Ainda entram outros fatores de avaliação de acordo com cada seguradora.
Considerando os fatores que já citamos acima, o que mais vai influenciar na sua escolha será o capital de investimento para proteção da sua moto.
Existem algumas modalidades de segurança no mercado com diferentes faixas de preços e coberturas:
O Rastreador Veicular é uma modalidade bastante segura para proteção contra roubo, principalmente, quando o capital de investimento é menor.
Essa modalidade, torna-se uma opção muito viável financeiramente e pelo benefício que entrega, principalmente, quando inclui recursos que aumentam o nível de segurança do veículo, como: bloqueio à distância e mais dispositivos de segurança.
Uma moto levada sem seu conhecimento pode ser recuperada através de um bloqueio rápido do veículo, com um comando básico pelo aplicativo do celular, por exemplo. Assim, não há tempo para o bandido se evadir e desmontar a moto. Ou ainda, ao estacionar, você mesmo pode bloquear o veículo, com total controle e, a moto não poderá ser levada do local.
Principalmente, para quem faz da moto um meio de trabalho, empresas de rastreamento veicular que oferecem maior nível de segurança no pacote serão um ótimo benefício-custo para implantação do rastreador na sua moto.
O melhor rastreador para moto é aquele se assemelha ao colocado nos carros, pois, ele permite verificar a posição do veículo por geolocalização em tempo real, bloquear, acompanhar rotas e mais. A agilidade é bastante significante para motos devido a facilidade de ocultá-la e desmontá-la rapidamente (se comparado com outros).
O seguro auto é uma solução de segurança muito mais completa para a moto, pois, oferece uma ampla proteção para sinistros, desde roubo do veículo até as assistências, como: guincho 24; chaveiro; etc. Tudo depende do tipo de contratação que está sendo feita e das análises do que a seguradora fará.
Assim como para todos os veículos, na contratação de um seguro para moto, também será avaliado o perfil de condutor, índice de roubo desse veículo, local da residência, uso do veículo e, outros fatores que definirão o valor final da apólice.
O seguro para moto é feito considerando o uso principal da moto dividindo em categorias, como:
A categoria “street” devido ao uso intenso e, por serem leves e econômicas, são de fato, maioria no mercado. Com isso, o índice de roubo é mais alto juntamente com o valor do final seguro.
Cada seguradora oferece um tipo de cobertura para motos. Para saber em detalhes o que entra ou não na cobertura, entre em contato com sua seguradora e avalie a proposta.
Depende do que você considera “funcionar”. O principal problema de utilizar esse tipo de rastreador da internet sem mensalidade é não saber instalar da maneira correta. A instalação incorreta coloca o veículo em risco por vários motivos, o principal é: o veículo se torna facilmente identificável pelo bandido ou, você pode ter problemas de funcionamento decorrente dessa instalação. Aí, o barato sai caro.
Outro problema é não saber comprar o rastreador correto para instalação na moto. Você gasta bastante dinheiro em uma coisa que não vai proteger seu veículo.
Fora isso, muitos deles não têm a opção de bloqueio da moto, existe apenas a opção de geolocalização que mostra onde o veículo está no momento. Em caso de roubo, sua moto estaria extremamente vulnerável sem uma ação rápida de sua parte (ao verificar a ausência do veículo) e da polícia (ao iniciar a busca).
Não. O DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), definido em lei, serve para amparar vítimas de acidentes de trânsito, mas há regras para sua liberação.
Ele cobre: invalidez permanente; morte; despesas com assistência médica e suplementares (DAMS).
Ele NÃO cobre: danos materiais (roubo, furto, colisão ou incêndio); acidentes fora do território nacional; multas e fianças impostas ao condutor ou proprietário do veículo e quaisquer despesas decorrentes de ações ou processos criminais;
Portanto, para proteger sua moto, escolha a categoria que vai trazer mais segurança para você e o veículo, mas que cabe no seu bolso.
Faça cotações e verifique os itens de segurança oferecidos para que sua moto esteja segura de verdade.
A dúvida sobre qual é o melhor seguro para carros e, mais barato também, é bem comum, porque todo mundo precisa colocar uma proteção no veículo para garantir a segurança do seu bem, mas…em tempos de preços nas alturas, como optar pelo preço mais justo?
Em palavras simples, o rastreador veicular é um dispositivo eletrônico instalado no seu veículo, que funciona através da tecnologia de geolocalização ou radiofrequência,
O rastreador veicular é um sistema de segurança confiável, funciona sim e, vem ganhando mercado, principalmente, porque se tornou uma alternativa mais barata em relação ao seguro para quem precisa colocar segurança no veículo.
Para quem não sabe como escolher entre seguro e rastreamento veicular, esse artigo esclarece as diferenças e o que pode se adaptar melhor ao seu perfil.