Segurança Residencial: Saiba como deixar a sua casa mais segura.
Conheça os sistemas de segurança que podem te ajudar a diminuir as vulnerabilidades da sua casa e diminuir o risco de roubos e furtos.
Os bandidos utilizam a lei do menor esforço, eles
aproveitam das oportunidades que sua residência ou empresa já oferece para
realizar um roubo ou furto.
Por isso, é muito importante que você conheça quais
são as ações e os sistemas de segurança disponíveis para que você reduza as
oportunidades de invasão. Isso, fará o bandido pensar duas vezes antes de
invadir seu imóvel.
Os bandidos demoram poucos minutos, ou até segundos, para invadir uma residência. Quanto mais obstáculos tiver em seu caminho, maior a chance dele desistir de fazer da sua residência um alvo.
Os bandidos preferem residência com fácil acesso e grande quantidade de áreas com coberturas. Isso facilita a ação dentro da residência.
Até a iluminação pode ser um fator determinante para a desistência do bandido. Residência bem iluminadas na área externa podem expor o indivíduo na hora da invasão e isso acaba inibindo a tentativa.
Veja o que você pode fazer:
- Utilize barreiras físicas de contenção
- Coloque uma boa iluminação ao redor da residência, ilumine todos os pontos possíveis, principalmente, aqueles que facilitam a entrada do bandido.
- Cuidado com as plantas e arbustos, elas protegem a sua privacidade mas ajudam a esconder o bandido dentro da sua residência.
- Grades são melhores que muros e portões fechados. Elas permitem a vigilância natural pelas pessoas e movimento da rua ajuda muito.
- As janelas com grades ou travas (incluindo travamento com pinos e cabo de vassoura) ajudam a restringir a entrada.
- Tenha portas mais reforçadas, de preferência, de madeira maciça. O uso de barras e/ou trancas também ajudam.
- Sistemas de Segurança Residencial
- As fechaduras eletrônicas são uma boa opção. Elas podem ser desbloqueadas com: cartão, senha, tags e biometria. As portas são trancadas eletronicamente impedindo a abertura pelo lado de fora e controlando o acesso somente para pessoas autorizadas.
- As cercas elétricas são uma forma eficiente, mas que por si só, não resolvem o problema. Servem para repelir a entrada e emitem um sinal sonoro quando há alguma interação com a cerca. Mas cercas elétricas com o tempo podem se romper, por isso, é necessário fazer a sua manutenção.
- As concertinas são cercas de aço cotante em forma de espiral que podem ou não serem eletrificadas. Elas são efetivas, porque são extremamente cortantes em vários ângulos e impedem que uma pessoa tente escalar um muro. Mas por outro lado podem ferir animais, como os gatos, por exemplo.
- O alarme monitorado é um sistema muito eficiente, conta com circuito de câmeras CFTV (Circuito Fechado de TV) com monitoramento 24h, central de monitoramento para suporte, caso alguma coisa aconteça no imóvel; além de sensores, concertinas e outros equipamentos quando necessários que complementam a segurança.
- A Vigilância Colaborativa é um novo sistema que está ganhando adeptos, tanto pela segurança que traz quanto pelo valor reduzido de investimento. Na Vigilância Colaborativa, você e seus vizinhos contratam o serviço para instalação de câmeras de vigilância na rua com monitoramento 24h pela central. As câmeras monitoram um bloco de 3 a 4 casas podendo proteger toda a rua, quando mais moradores aderem ao sistema. É um sistema mais barato que o sistema de alarmes individual, porque as pessoas participantes podem dividir o valor de investimento no sistema, e todos os integrantes tem acesso 24h as câmeras pelo aplicativo pelo celular.
Todas os imóveis são susceptíveis a invasão, o que faz com que o invasor dispense sua residência ou escolha outra é o nível de dificuldade que ela oferece para a invasão.
Quanto mais fácil de invadir maior a chance da sua residência ser escolhida.
Avalie bem aquilo que cabe no seu orçamento e escolha um sistema de segurança. Com algumas ações de segurança, você já consegue diminuir muito esse risco.